Buscar
  • Michel Borges

Não invista em marca - por Michel Borges

Não invista em marca, não perca tempo e dinheiro com Gestão Estratégica de Marcas se:

  • Você não entrega valor.

  • Seus produtos e serviços são ruins.

  • Você quer ser igual aos outros.

  • Você não quer crescer, expandir e melhorar.

  • Não quer gerir seu patrimônio.

  • Você não quer gerar engajamento com sua equipe e clientes.

  • Não se preocupa com sua reputação.


Agora, uma grande verdade: mesmo não querendo você está trabalhando sua marca, seja construindo valor seja diminuindo valor. Sabe por quê? Marca não é apenas seu logotipo, uma campanha publicitária, uma ação mas mídias sociais. Marca é a percepção na mente de cada pessoa que compõe seu ecossistema, as pessoas que fazem, consomem, conhecem ou deveriam conhecer.


Desta forma, desde seu site, da sua foto no mapa do Google, do atendimento telefônico e no whats, na entrega, no boleto enviado... tudo ajuda a construir e a denegrir sua imagem, ou melhor, sua reputação.


Empresas de capital aberto perdem valor na bolsa quando um diretor posta um tweet que sinalize alguma situação adversa. Mas no seu negócio, você só vai reparar nas receitas. E o pior, você não tem comparativo pois não tem duas empresas exatamente iguais para "testar", ou seja, é preciso ter capacidade de analisar dados e projetar mentalmente o seu negócio.

Branding sugere continuidade. Sugerir é até polido demais. Na verdade é condição obrigatória, que todos fazem, alguns porém decidem tomar as rédias de suas marcas e as conduzir por caminhos com maior chance de sucesso.


Pense comigo: não é porque alguém não contratou um designer que um sofá desenvolvido numa fábrica de móveis ou por um artesão não tenha design. A questão é se o design é bom ou não. Se aquele sofá serve bem para o motivo do qual foi desenvolvido. Combina? É confortável? Não prejudica a coluna? Reclina? Tem uma estética adequada com a proposta? E muitas outras perguntas.


perca a oportunidade de construir valor

Então, marca é assim também. Não perca a oportunidade de construir valor. Sua marca, seu caixa, sua equipe, seus clientes, fornecedores e o futuro do seu negócio agradecem.


Espero que tenha feito você refletir um pouco. O assunto vai longe, mas vamos com calma e com alma que é melhor. E se desejar, estou aqui para ajudar.


E se quiser baixar este artigo em PDF, clica aqui.



Michel Rodrigues Borges

Fundador e Estrategista de Marcas da Unidade Branding Graduado em Publicidade e Propaganda Mestrando em Processos e Manifestações Culturais

#branding #marca #logotipo #novohamburgo #logomarca #criar #gestão







Foto retrato: João Carvalho

Foto da capa: Isaiah Rustad

0 visualização

© 2020 bombando ;)

Novo Hamburgo - RS

  • Canal da Unidade Branding no Youtube
  • Facebook Basic Black
  • Instagram Basic Black