top of page
Buscar
  • Foto do escritorMichel Borges

Home office mais produtivo em 5 passos durante a quarentena do Coronavírus - COVID-19

Segue aqui uma sugestão para melhorar sua produtividade em casa, no seu home office (cantinho de trabalho em casa). Estas são dicas que praticamos, que estamos cultivando para melhor aproveitar nosso tempo em momento de quarentena, embora desde dezembro de 2019 já estávamos trabalhando em casa. Caso você seja já um Hard Home Officer (inventei isso agora), alguém avançado e perito na arte de trabalhar em casa, este artigo não é para você, porém, fique a vontade para ler e contribuir com novas dicas, combinado?



1 - Meu lugar | O seu espaço de trabalho


Um dos benefícios de ir até o trabalho, é justamente ajudar a mente a se desconectar dos compromissos da casa, da faxina, da bagunça da garagem, da distração dos familiares, do jardim que precisa de cuidados e tantas outras coisas. Claro que sua casa nunca será o escritório que você compartilhava com colegas de trabalho, mas você pode criar um ambiente que ajude na sua concentração, para de fato se sentir no trabalho. Se tiver uma sala só para isso, maravilha, mas se não tiver, procure ter uma mesa, um lugar por menor que seja.


Neste lugar, procure organizar e deixar com o seu jeito, com aquilo que vai ajudar você no dia a dia e lembrar dos compromissos com o seu negócio. Até mesmo aquela caneca com o logo da empresa já ajuda a sintonizar a mente, lembrando das soluções que você oferece no mercado. Eu não sei você, mas quando estou no meu cantinho de trabalho, produzo muito mais do que num lugar não preparado para isso.



2 - Menos é mais | Sua mesa


Já ouviu ou aplicou o Programa 5S? Então, a ideia aqui é manter sua mesa organizada, com aquilo que realmente é importante, e mais do que isso, deixar perto o que é de uso contínuo, como seu caderno de anotações e seu porta canetas, e guardar aquilo que eventualmente se usa, como um livro de consulta, o carregador do celular etc.


Manter sua mesa com poucos objetos e limpa ajuda a mente a focar naquilo que é importante, evitando estímulos que podem prejudicar o trabalho, como por exemplo, deixar seu smartphone na mesa e sentir-se tentado a olhar se alguém respondeu aquela treta no Instagram, sem contar as notificações, né?



3 - Menos é mais | Sua área de trabalho no computador


Assim como sua mesa, os arquivos do seu computador precisam ter lugar e uma lógica que te ajude no dia a dia. Enquanto escrevo este texto, estava justamente organizando minha área de trabalho que já não tinha mais espaço para ver novos arquivos. Que confusão! Então, para vencer isso comecei a cada dia organizar algumas pastas e arquivos e me policiar para rotineiramente ir salvando os arquivos nos lugares certos.


Se você trabalha com arquivos de diversos clientes, minha sugestão é fazer como eu na Unidade Branding: NOME DO CLIENTE - NOME DO MATERIAL - VERSÃO.


Exemplo:

Box Print - Planejamento de Comunicação - v.2.3.docx

Provoko - Banner Programa OEA - v1.0.psd


Definimos este formato para identificar fácil de quem é o material, qual o material e saber sempre na ordem, qual o arquivo mais atual, sem perder as versões anteriores.


Se você tem outras ideias, compartilha ai ;)



4 - Ferramentas de Produtividade | TodoIst


Eu gosto muito do bom e velho caderno, tanto que curto muito a ideia do bullet journal, um sistema simples para anotar e organizar sua agenda, tarefas e metas, criado por Ryder Carrol, após não aguentar mais tantos aplicativos diferentes no seu dia a dia. Ok, porém ele é muito eficiente para uma pessoa apenas e não para compartilhar com colegas de trabalho.


Por isso, indico o TodoIst, que você pode acessar no navegador, tem extensão para o Google Chrome e Aplicativo também, o que ajuda muito na questão mobilidade. A versão free é muito boa, podendo criar diversos projetos, colocar data, tags, atribuir para uma pessoa e compartilhar os projetos individualmente com quem desejar.




5 - Ferramentas de Produtividade | Trello


Assim como o TodoIst, o Trello pode ser compartilhado, porém ele trabalha no sistema kanban, ou seja, você cria colunas e cartões e pode mover facilmente eles de lugar. Além disso, cada card (cartão) pode receber diversas informações, como comentários, descrição, data de conclusão, lista de tarefas, etiquetas e outras.


No Trello você pode criar diversos boars (quadros), para cada projeto seu. Seja escrever um livro, controlar a produção dos vídeos para seu canal do Youtube, os projetos de cada cliente entre tantas outras aplicações.



Obs.: Esta dica e a anterior vieram através do Bruno Knop, que está sempre vasculhando a internet em busca de coisas legais. Thanks.



Uma questão cultural!


Gente, não vamos nos enganar. Para que possamos criar uma rotina mais produtiva, precisamos nos esforçar para criá-la. Eu pelo menos preciso me esforçar muito, mas já vejo algumas coisas boas se tornando hábito. Mudar culturas é um processo lento, mas quando conquistadas geram processos contínuos de construção.


Não seja tão duro com você! Quando errar, quando fugir das suas regras, volte e continue insistindo. Se identifica melhorias, implemente! Não fique preso, mas busque sempre inovar, sempre melhorar.


Obs.: Este dica veio da Jéssica Rosa Borges <3



Dica bônus!


O livro “Mais tempo Mais dinheiro” do Gustavo Cerbasi e Christian Barbosa. Nele aprendi muitas dicas valiosas sobre como ter mais tempo e mais dinheiro. Confesso que estou colocando em prática, mas não é nenhuma varinha mágica. Exige disciplina, muita força de vontade e dedicação, como tudo aquilo que vale a pena de se conquistar.


Espero ter ajudado. Compartilha com seus amigos, releia o artigo e deixe suas sugestões nos comentários.




Michel Rodrigues Borges

Fundador e Estrategista de Marcas da Unidade Branding Graduado em Publicidade e Propaganda Mestrando em Processos e Manifestações Culturais




82 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page