top of page
Buscar
  • Foto do escritorMichel Borges

Endomarketing: A comunicação interna como fator estratégico para grandes resultados


Endomarketing na ACI de Novo Hamburgo com a Instrutora Endinara da Feedback em Caxias do Sul/RS

Um dos valores da Unidade Branding é o crescimento e, por isso, nossa busca por conhecimento e aperfeiçoamento é constante. Cremos que para crescer é necessário ter um alicerce firme, estar bem fundamentado, e o conhecimento é a forma que encontramos para trazer sustentação para qualquer projeto ou programa que queremos desenvolver internamente e com nossos clientes.

Desta vez, tive a oportunidade de ampliar os conhecimentos sobre endomarketing, que é conhecido por muitos como a comunicação interna nas organizações e muitas vezes confundido com ações isoladas de comunicação para os funcionários. O curso, realizado pela ACI (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha), teve como instrutora e facilitadora uma profissional que atua à mais de vinte anos na área, a Endinara Fabiana Siqueira, da Feedback Consultoria e Assessoria em Comunicação (www.feedbackassessoria.com.br) de Caxias do Sul/RS.

Foram doze horas de imersão e vivência das melhores práticas do endomarketing com colegas de diversas áreas de grandes empresas da região, o que proporcionou um ambiente especial para o crescimento nesta área, que é tão estratégica mas muito pouco explorada por grande parte das organizações. Uma das principais mensagens do curso foi que o endomarketing precisa entrar no planejamento estratégico das organizações e ter total apoio da alta direção das empresas, pois assim se consegue desenvolver uma cultura constante de melhorias internas, cuidando e desenvolvendo o que há de mais valioso dentro de cada negócio, as pessoas!

Endomarketing é uma filosofia de trabalho que busca estimular a comunicação interna, através do levantamento das necessidades, planejamento e a realização contínua de ações que estejam conectadas com o propósito da organização e gerem um ambiente mais acolhedor, motivador e seguro para toda equipe, mesmo daqueles que não trabalhem dentro das quatro paredes da empresa, mas que são pessoas integrantes do grupo e tão importante quanto qualquer outro. Com isso, palavras como comprometimento, confiança, empatia, criatividade, proatividade e produtividade, começam a se tornar mais palpáveis no dia a dia das empresas.

Segundo o consultor empresarial e fundador da Monteiro & Redin (www.monteiroeredin.com.br), Paulo Redin, a fundadora e diretora da Provoko (www.provoko.com.br), Karina Rebelo e também conforme a instrutora Endinara, a comunicação é apontada com muita frequência como um dos principais pontos para melhorar nas pesquisas de clima organizacional. Desta forma, deixo aqui o alerta, para que se comece a pensar em endomarketing enquanto há tempo e buscar apoio para implantar dentro da sua empresa uma cultura que promova a felicidade dentro das organizações. Assim, os resultados começam a se tornar naturais.

Michel Rodrigues Borges

Fundador e Estrategista de Marcas da Unidade Branding Graduado em Publicidade e Propaganda Mestrando em Processos e Manifestações Culturais

90 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page