top of page
Buscar
Foto do escritorMichel Borges

Você realmente conhece seu negócio?


Todos os dias, diversas novas empresas são abertas no Brasil. Já existe um total de mais de 21 milhões[1] delas ativas. Claro, que assim como surgem novas, muitas deixam de existir todos os dias.

Acreditamos que boa parte dos “empresários” não estão muito lúcidos quando tomam a decisão de iniciar um novo negócio e podem levar seus negócios à falência por não dar a devida atenção em aspectos simples, mas que em muitos casos são ignorados.

Seguidamente conversamos com pessoas que não sabem responder simples perguntas como: Qual o seu posicionamento? Qual o seu público-alvo? Qual o diferencial da sua empresa? Uma resposta como "meu público-alvo é todas as pessoas" é um forte indicador de que essa pessoa não tem a menor noção de quem realmente procura seu produto/serviço.

Cada empresa possui um público próprio. Pode ser público feminino, masculino, jovem, intelectual, despojado, infantil, surfista, aventureiro, executivo etc. Enfim, são possibilidades muito segregadas, mas com linguagem e comunicação muito diferente entre si e as marcas. Querendo agradar a todos não cria sua própria identidade.

Saber qual o público-alvo do seu negócio torna suas vendas/negociações mais assertivas, além de atrair parceiros estratégicos, alinhados com seu negócio. É impossível uma empresa atender todos os públicos. Até a Coca-Cola, que é uma das maiores empresas do mundo, não agrada a todos. Tanto que ela passou a vendar água mineral e sucos porque suas vendas de refrigerante reduziram[2] devido a "geração saúde", que busca praticar atividades físicas e ter uma alimentação mais saudável e inseriu mais variedades de produtos, como roupas e calçados.

O posicionamento da empresa, ou seja, a forma como me apresento ao mercado, faz toda a diferença. Muitas vezes as pessoas têm dificuldade em comunicar seu negócio (qual linguagem usar, quais imagens utilizar, como falar) por não saber qual o posicionamento da empresa. Analisando algumas empresas com posicionamento claro como a Nike -

Atitude esportista, Uber – Transformar a maneira como as pessoas se movimentam, Netflix – Histórias que se conectam com as pessoas e Airbnb – Amor ao próximo, podemos perceber uma unidade em sua comunicação, mesmo quando aplicada em lugares e em mídias diferentes, pois o eixo centralizador da comunicação não muda!

Por fim, quando se trata de diferencial, respostas como: tradição e qualidade não são diferenciais. Repito: NÃO SÃO DIFERENCIAIS! De um modo geral, quase todas as empresas afirmam esses exemplos citados como diferencial, e se não utilizam o termo tradição, é porque estão esperando completarem 5 ou 10 anos de empresa. Lamentável! Entender o que diferencia sua empresa da concorrência é uma etapa fundamental para você entender seu próprio negócio.

Esses são apenas alguns exemplos que constituem a base de uma empresa. Não saber qual o seu posicionamento, seu público-alvo, seu diferencial, a forma como comunicar, é como andar por uma estrada escura e sem iluminação alguma, é perigoso e a saúde da sua empresa pode estar muito comprometida, se já não está na UTI.

O processo de criação de marca (reputação) é pautado em várias etapas e todas essas citadas anteriormente fazem parte. Antes de abrir sua empresa, você precisa pensar no seu negócio, estruturar suas estratégias e então pensar na Identidade Visual (logotipo, cores, símbolos, tipografia etc.) e nas estratégias de comunicação. Existem diversas ferramentas disponíveis para encontrar essas respostas e nortear o seu negócio.

Podemos ajudar você na construção sólida e efetiva da sua marca.

Em Unidade vamos mais longe!

Jéssica Borges

Gestora de Projetos Unidade

Graduada em Sistemas a Internet

Pós graduada Aplicações para Web Pós Graduanda em Psicopedagogia Supervisora Regional e Capacitadora JUAD www.agenciaunidade.com

[1] https://www.empresometro.com.br/

[2] http://www.valor.com.br/empresas/4947938/brasil-contribui-para-queda-nas-vendas-da-coca-cola-no-mundo

45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page